Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Corsário e a Ciência

Textos de divulgação científica e reflexões sobre Ecologia da Saúde, à luz da teoria evolutiva ultradarwinista:

O Corsário e a Ciência

Textos de divulgação científica e reflexões sobre Ecologia da Saúde, à luz da teoria evolutiva ultradarwinista:

17.04.11

Quem responde contra as defesas de Belo Monte?


Sérvio Pontes Ribeiro

 

Caro Leitor,

 

Há cinco dias começou aqueles emails de “faltam 5 dias para pararmos Belo Monte”. Desta vez, otimisticamente alavancados pela decisão da OEA de acatar as denúncias dos povos indígenas afetados pela barragem, e cobrar a suspensão da obra por parte do governo brasileiro. Enfim, fiquei feliz, nunca me pareceu de fato que era lugar para tal tipo de impacto, e em escala como será. É um desastre, não resta dúvida... ou resta? Bem, hoje cedo entrei no google com “notícias Belo Monte” para tentar descobrir no que tinha dado. Curioso ou não, nada havia falando diretamente sobre a ação da OEA, ou sobre os diversos abaixo-assinados e apelos à Presidenta contra este empreendimento. Mas havia, em rápido e notável destaque (com ecos da Folha de São Paulo e outros jornais) dois blogs que clamavam na direção oposta! Um do FORT (Forum regional de desenvolvimento econômico e sócio-ambiental da Transamazônica e Xingu- http://fortxingu.blogspot.com/), gerou os 10 motivos para defender Belo Monte, replicado pelo blog da Empresa de energia que gerencia a obra (http://www.blogbelomonte.com.br/categoria/noticias/).

Até aí, estaríamos apenas falando da melhor organização do setor produtivo, do capital contra a sociedade organizada. Mas vai além da óbvia falta de penetração dos grupos contrários à Hidrelétrica na imprensa e mídia eletrônica. A surpresa vai no caráter e nível da argumentação a favor.

Como macaco velho que me considero ser, encontrei-me lendo em processo de convencimento, por uma razão simples: a argumentação procede, ao menos no raciocínio fundamental dela: a) a ignorância permeia os debates e a sociedade está sendo ludibriada e abandonando uma opção ambientalmente correta (com baixa área impactada, e energia limpa, ao contrário das fontes poluentes usadas pelo mundo todo); b) há um inimigo, agora materializado na OEA, que são os grupos econômicos e nações estrangeiras, atentas e prontas para erodirem nossa soberania e nossos projetos ambientalmente mais competitivos.

Beeem, eu usei muitas vezes abordagens similares (mas sempre apoiado em trabalhos científicos e dados, que eu abria e esfregava na cara do debatedor oposto) para combater a entrada dos transgênicos em 1999 e 2000. Por saber como argumentar com os fatos positivos e convencer, me vi agora na pele do leigo, lendo isto e... sendo convencido.

São claras para mim as falácias, mas são para você, que ataca a Belo Monte, sem nenhuma penetração na imprensa? Quem afinal, responde contra as defesas da Belo Monte? Será que estamos contra-atacando os “factóides” oficiais, ou estamos criando os nossos próprios factóides ambientalistas?

 

Então vamos ao teste: entre nos comentários deste post e retruque as 10 razões para termos a Belo Monte. Rebata você também ao FORT! Será que sabemos?

 

01 – A usina de Belo Monte vai gerar energia limpa e renovável, contribuindo para aumentar ainda mais a eficiência do sistema energético brasileiro e reduzindo de forma significativa a dependência dos combustíveis fósseis.

02 – A construção da usina de Belo Monte vai gerar emprego e desenvolvimento a uma região carente de infraestrutura e de serviços públicos, promovendo uma revolução econômica na região de sua influência.

03 – Mais de seis mil famílias – mais de 25 mil pessoas – que hoje moram em palafitas em condições sub-humanas, serão realocadas para bairros com infraestrutura, saneamento básico, energia elétrica e moradias dignas.

04 – Usina de Belo Monte terá um reservatório de apenas 516 quilômetros quadrados, sendo que metade disso hoje já é o próprio leito do rio e pastagens. O desmatamento será mínimo e a usina terá uma das melhores relações tamanho do reservatório x capacidade instalada.

05 – A construção da hidrelétrica de Belo Monte foi precedida por mais de 30 anos de discussões e por amplos estudos, que garantem a redução dos impactos ambientais. Antes do licenciamento da obra, foram realizadas centenas de reuniões e várias audiências públicas, esgotando-se o debate sobre o projeto, que foi adequado à região e oferece garantias de compensações ambientais e sociais à região.

06 – A hidrelétrica de Belo Monte é um projeto estratégico para o Brasil, pois irá gerar a energia firme, limpa e renovável de que o país precisa para continuar se desenvolvendo de forma sustentável. Nos últimos dez anos, milhões de pessoas saíram da miséria e da pobreza graças ao desenvolvimento brasileiro, que não pode parar por falta de energia elétrica.

07 – Existem muitos interesses comerciais por trás da ação contra a construção de Belo Monte. Sabemos que os países desenvolvidos e em desenvolvimento hoje possuem uma matriz energética excessivamente suja ou dependente de usinas nucleares. O Brasil é o país em desenvolvimento que melhores condições possui de aumentar a sua capacidade de geração de energia usando fontes renováveis.

08 – Países ricos e em desenvolvimento investem hoje bilhões e bilhões de reais em busca de fontes renováveis de energia elétrica, enquanto o Brasil não aproveitou nem sequer a metade do seu potencial hídrico, possuindo assim uma margem fabulosa para continuar se desenvolvendo sem depender tanto de combustíveis fósseis ou nucleares. Esta é uma vantagem competitiva no cenário global que incomoda e atrapalha muitos interesses, o que justifica a injeção de muitos milhões de dólares por corporações globais na campanha contra a construção de Belo Monte.

09 – A construção de Belo Monte, associada a outras ações previstas para a região, como o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, vai mudar para melhor a vida de milhares de pessoas em toda a região. Estas pessoas terão melhores oportunidades na vida, com acesso a empregos de qualidade, capacitação, formação e, acima de tudo, dignidade.

10 – O povo brasileiro é soberano, com plenas condições de escolher o que é melhor para o seu País. Somos a favor da construção da hidrelétrica de Belo Monte – com os cuidados ambientais e sociais necessários – apoiamos este projeto estratégico para o Brasil e pedimos para organizações e organismos internacionais que parem, de uma vez por todas, de tentar impedir o desenvolvimento do Brasil.

 

ps - Primeira boa resposta, de Tate Correa Lana, no meu facebook: simples como isto:

 http://www.conservation.org.br/publicacoes/files/politicaambiental7.pdf

4 comentários

Comentar post