12.10.13
O Corsário da Ciência e o FICA FICUS contra todos: fim à degradação do ecossistema belorizontino!
Sérvio Pontes Ribeiro
Há uma fonte para a revolta, claro. Um documentário na TV5 sobre Nova Iorque verde. São mudanças apenas, a cidade ainda é um hotspot de poluição regional, mas há mudanças seriíssimas. Hoje já há 500 Km de ciclovias e 21 MIL ha de jardins coletivos!
Quando eu lembro que há quase 20 anos atrás eu saia de Walthamstow, para lá da East London (uma área montana extrema onde havia barricadas anti-aéreas para parar as blitz alemãs na 2ª Guerra, antes de chegarem em Londres propriamente dita) combinando trem-bicicleta para ir trabalhar em South Kensigton (descia de bicicleta na thameslink rail Station, atravessava The City toda, pega as margens do Tâmisa-BigBang-Buckingham Palace-St James Park-Green Park-Hide Park-universidade), imagino aonde estará o NOSSO FUTURO?
O passado remoto de Londres é muito melhor que nosso presente, e nosso futuro, dada a filosofia obtusa e míope da atual Prefeitura, é pior que o presente do ponto de vista ambiental! Poucos farão fortuna com a destruição de Belo Horizonte, e não seremos uma cidade não mais! Culparão alguém, um dia, a COPA, mas a culpa é da política animal e inconsequente orquestrada concomitantemente por Márcio Lacerda e Anastasia. Fomos tomados, roubados e assaltado, e depois o Corsário sou eu!
O fato apolítico: não há espaço neste planeta que não seja um ecossistema! Não há cidades que não sejam ecossistemas. Nossa escolha é viver em um ecossistema degradado e insalubre, ou gerar por força do desejo social agroecossistemas urbanos, combinando produção orgânica, florestas, ecossistemas ribeirinhos (em substituição às canalizações medievais financiadas na época do Aécio e outros PMDbistas – digo isto para deixar claro que o PT e a situação Federal não tem a solução para isto, tão pouco) com vida de qualidade!
Não há dúvida do caminho a seguir, e é na direção oposta! A Prefeitura tem um arrojado programa de REplantio de árvores, ou seja, para se plantar árvores aqui o contrato municipal pressupõe a derrubada de alguma árvore velha!!! Nova Iorque plantará 1 milhão de árvores até 2030 sem derrubar sequer UMA árvore antiga, que são Patrimônios urbanos!
Em Belo Horizonte, ao contrário e com a chancela de cientistas corrompidos e vendidos de belas Instituições irrepreensíveis, não se planeja uma floresta urbana, mas sim um grande negócio de venda de mudas inflacionadas (a muda de 3 metros da Prefeitura é 4,2 vezes mais cara que a do comércio), nada mais! Mas ninguém vê, nem o Ministério Público parece ver!
Ninguém percebe, o cidadão não quer, não acorda, não entende o momento, só o Fica Ficus e seus corsários!
Ainda assim, esta é a luta e o código diz uma coisa só: No quarter – todos para a prancha! Lutaremos até a nossa morte, ou até a ressurreição da ecologia urbana belorizontina. Contra tudo e todos – FICA FICUS & o CORSÁRIO DA CIÊNCIA!